segunda-feira, 6 de abril de 2020

Ideias para a Páscoa

Já algumas vez pintaram ovos?
Vamos tentar?

Como fazer...
A primeira coisa a fazer é preparar os ovos: pede ajuda a um adulto para cozer ou esvaziar os ovos.

- Se optarem por cozer os ovos, assim que estiverem frios, podem pintá-los ou decorá-los.

- Se optarem por decorar o ovo vazio para que dure mais tempo, façam (com muito cuidado) dois furinhos em cada extremidade do ovo com a ajuda de um alfinete e soprem por ambos os lados até o ovo ficar completamente vazio. 

De seguida, para pintar os ovos, pinta-os primeiro com uma base branca e, em seguida, pinta-os das cores de que mais gostarem. Se preferirem tingi-los, mergulha-os numa mistura de água morna, vinagre e corante (pode ser corante natural, por exemplo: couve roxa, espinafres, mirtilos…). 



Porque se pintam ovos na Páscoa? 
Há várias versões. 
Uma é a que os ovos representam o renascimento e uma nova vida, relacionando-se por isso com a Primavera. Esta nova vida, depois do Inverno, era festejada de forma pagã numa grande festa de boas-vindas à Primavera, em que se ofereciam ovos coloridos aos amigos e famílias. A cor dos ovos corresponde à cor das flores, que renascem nesta altura do ano. Uma vez que a Páscoa coincide com a Primavera, os ovos passaram a fazer também parte desta tradição cristã.

Outra teoria defende que, na Mesopotâmia (atual Iraque), já se pintavam ovos de vermelho para simbolizar o sangue de Cristo. Outros teoria diz ainda que a tradição nasceu apenas no século XIII, em Inglaterra. O rei Eduardo I terá ordenado que se pintasse e cobrisse com folhas de ouro 450 ovos para oferecer a toda a corte na altura da Páscoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

SIGA

Manual de acesso à Plataforma SIGA da CMP,  para informar/ajudar os pais a candidatarem-se aos auxílios económicos.